A unidade principal do foguete será uma válvula; a eficácia de todo o nosso foguete dependerá disso. Com ele, o ar é forçado a entrar na garrafa e mantido no lugar. Pegue uma câmara furada ou de trabalho de qualquer bicicleta e corte seu “mamilo”, a parte à qual conectamos a bomba.Nós também precisamos da cortiça usual de garrafas de vinho ou champanhe, mas como existem muitas formas e tamanhos diferentes, o principal critério de seleção para nós, haverá um comprimento de pelo menos 30 mm e um diâmetro para que a cortiça entre no gargalo da garrafa com um ajuste de interferência de 2/3 do seu comprimento. Agora, na cortiça encontrada, faça um orifício desse diâmetro para que o "mamilo" entre com força nele. É melhor fazer um furo em duas etapas, primeiro com uma broca fina e, em seguida, com uma broca do diâmetro desejado e, o mais importante, faça delicadamente com pouco esforço. Em seguida, conectamos o “mamilo” e a cortiça juntos, depois de soltar um pouco de “super cola” no orifício da cortiça para impedir que o ar escorra para fora da garrafa. A última parte da válvula será a plataforma, que serve para anexar a válvula à plataforma de lançamento. Deve ser feito de material durável, por exemplo, metal ou fibra de vidro com uma espessura de 2-3 mm e um tamanho de 100x20 mm. Depois de fazer 3 furos para a montagem e os mamilos, você pode colar a cortiça e é melhor usar cola epóxi para uma conexão mais durável. Como resultado, o principal é que parte do mamilo se projeta acima da plataforma em cerca de 8 a 11 mm; caso contrário, não haverá nada para conectar a bomba.
Prosseguiu para o próprio foguete. Ela, para sua fabricação, precisará de duas garrafas de 1,5 litros, uma bola de tênis de mesa e fita colorida. Uma garrafa pode ser reservada por enquanto e, com a segunda, realizamos a operação. Corte cuidadosamente a parte superior da garrafa para que o comprimento total seja de aproximadamente 100 mm. Em seguida, corte a cabeça rosqueada desta peça. Como resultado, conseguimos uma carenagem de cabeça, mas isso não é tudo. Como existe um buraco no meio, ele precisa ser fechado e, neste caso, será necessária uma bola preparada. Pegue uma garrafa inteira, vire-a de cabeça para baixo, coloque uma bola em cima e coloque uma carenagem na cabeça. No total, descobriu-se que a bola se projeta um pouco além da circunferência da garrafa, servindo como um elemento que suaviza o golpe no chão ao descer da órbita. Agora você precisa decorar um pouco os foguetes, já que as garrafas são transparentes e, em voo, o foguete estará pouco visível e, para isso, onde houver uma superfície cilíndrica lisa, enrolamos com fita colorida. Assim, o querido foguete acabou no final, embora pareça mais um míssil balístico intercontinental. É claro que você pode fazer estabilizadores para se parecer com um foguete padrão, mas eles não afetarão o voo de nenhuma maneira neste shell. Os estabilizadores na quantidade de quatro peças são fáceis de fabricar a partir de papelão de baixo dos eletrodomésticos, cortando-os em pequenas áreas. Você pode colá-los ao corpo do foguete usando unhas líquidas de cola ou outras similares.
Agora começamos a fabricação da plataforma de lançamento. Para isso, precisamos de uma folha de madeira compensada uniforme, com uma espessura de 5-7 mm, recortada por um quadrado com lados de 250 mm de comprimento. No centro, primeiro fixamos a plataforma previamente feita com a válvula, escolhemos arbitrariamente a distância entre os furos, a distância entre as duas plataformas deve ser de pelo menos 60 mm e, para isso, usamos parafusos com diâmetro de 4 ou 5 mm e comprimento de pelo menos 80 mm como fixadores. Além disso, para fixar o foguete na plataforma de lançamento, você precisará fazer um suporte com um dispositivo de lançamento, que consiste em dois cantos, dois pregos e quatro parafusos com fixação. Na esquina de um lado, perfuramos dois furos para os prendedores na plataforma de lançamento, a distância entre os furos, como no canto e na plataforma principal, deve ser a mesma, por exemplo, 30 mm. No outro lado dos dois cantos, você também precisa fazer dois orifícios com um diâmetro de 5 mm para duas unhas grandes do mesmo diâmetro, mas a distância entre os orifícios deve ser tal que a distância entre as unhas seja de 28 a 30 mm. Quando tudo estiver montado, a altura da posição dos pregos de fixação deve ser ajustada. Para fazer isso, instale a garrafa na válvula, como no modo de combate, com grande esforço e, depois disso, escolha a altura dos cantos para que as unhas deslizem facilmente nos próprios orifícios e entre o gargalo da garrafa. Os pregos também servem como um mecanismo de descida, mas você ainda precisa fazer uma placa especial conectando-os à corda, que puxaremos para lançar o foguete. O elemento final na plataforma de lançamento serão as pernas para as quais você precisa fazer 4 furos em todos os cantos da plataforma e apertar 4 parafusos pequenos com um comprimento de 30 a 50 mm, que servem para fixar a plataforma de lançamento no chão.
O foguete deve ser preenchido com água em uma quantidade estritamente especificada, isto é 1/3 do comprimento total de toda a garrafa. É fácil garantir, por experiência, que não vale a pena encher muita água e muito pouco, pois, no primeiro caso, há muito pouco espaço para o ar e, no segundo, muito. A pressão do motor nesses casos será muito fraca e o tempo de operação será curto. Quando a válvula se abre, o ar comprimido começa a ejetar água através do bico, resultando em empuxo, e o foguete desenvolve uma velocidade apropriada (cerca de 12 m / s). Deve-se ter em mente que o tamanho do impulso também é afetado pela área da seção transversal do bico. O impulso que diminui à medida que a água é expelida permitirá que o foguete atinja uma altura de 30 a 50 m.
Vários lançamentos de teste com ventos leves ou moderados permitem concluir que, com uma conexão estreita entre a válvula e a garrafa, o enchimento adequado com água e a instalação vertical do modelo no início, ele pode atingir uma altura de cerca de 50 m.O ajuste do foguete em um ângulo de 60 ° leva a uma diminuição na altura levantar, no entanto, o alcance do vôo aumenta. Com caminhos mais suaves, a partida do modelo falhará ou o alcance do vôo será pequeno. Um modelo lançado sem água será muito leve e aumentará apenas de 2 a 5 M. Os lançamentos de modelos ar-hidráulicos são mais bem feitos em clima calmo. Como resultado dos testes, é fácil notar que o modelo possui boa estabilidade e tendência a se orientar contra o vento, tanto na presença de tração quanto após o término da operação do motor. O tempo de vôo do modelo do início ao pouso, dependendo da altitude alcançada, é de 5 a 7 segundos.
A propósito, os mísseis ar-hidráulicos também podem ser de vários estágios, isto é, consistem em várias garrafas ou até cinco ou mais. Em geral, um recorde para a altitude de vôo de um foguete é de até 600 metros, nem todo modelo padrão de um foguete pode atingir essa altura. Ao mesmo tempo, eles podem elevar uma carga útil significativa, por exemplo, alguns testadores instalam câmeras ou minicâmeras de vídeo e conseguem fotografar com sucesso.
Então, quando tudo estiver pronto, você pode sair e fazer os primeiros lançamentos. Juntamente com o foguete e o equipamento, você ainda precisa consumir combustível adicional - algumas garrafas de água. Tais mísseis podem ser lançados em qualquer lugar, no pátio da escola, em uma clareira da floresta, o principal é que, dentro de um raio de 20 metros, não deve haver edifícios que impeçam o vôo de combate. No centro do nosso campo de treinamento, coloque a plataforma de lançamento para que o foguete montado fique estritamente vertical. Em seguida, conectamos a bomba à válvula, enchemos o foguete com a água do volume prescrito e o instalamos rapidamente na plataforma de lançamento, para que a válvula se encaixe firmemente no gargalo da garrafa. Agora aperte o gatilho, insira dois pregos nos orifícios, fixando-os. É melhor lançar um foguete hidráulico-pneumático juntos, um puxará a corda - arranque e outro para bombear ar para dentro da garrafa. O comprimento da corda deve ser de 10 a 15 metros, essa distância é suficiente para impedir que o lançador pulverize água da fonte do foguete, mas você não invejará ninguém que opere a bomba, ele tem boas chances de tomar um banho frio com o vôo incomum de um foguete. Como nosso foguete consiste em uma garrafa com um volume de 1,5 litros, ele deve ser inflado a uma pressão de 4 a 5 atmosferas, você pode tentar mais, mas a própria válvula e a conexão com a bomba não suportarão uma pressão tão alta e haverá um vazamento. Ao bombear, você não pode ter medo de que algo possa acontecer com a garrafa, pois ela pode suportar de 30 a 40 atmosferas de acordo com dados técnicos. A injeção de ar dura aproximadamente 30 segundos. Quando a pressão desejada na garrafa é atingida, a equipe de lançamento recebe o comando "Iniciar", que puxa a corda com um movimento brusco e após um momento o foguete corre para o céu, executando uma missão de combate. trajetória do foguete.Para o próximo lançamento, resta apenas abastecer o combustível da reserva e bombear novamente o ar para o compartimento do motor, que pode divertir-se em um dia ensolarado de verão.