Após um certo tempo nas esmerilhadeiras, as escovas se desgastam a tal ponto que param de alcançar o coletor. Nesse caso, sua substituição é necessária. No entanto, nem todo mestre sabe como reparar corretamente as rebarbadoras.
Nesta revisão, o autor fala detalhadamente sobre a montagem / desmontagem do moedor e a substituição de escovas gastas por novas e também compartilha dicas úteis que serão úteis durante o reparo de uma rebarbadora.
E antes de desmontar o moedor, é imperativo tirar os pincéis de seus "assentos". Em alguns modelos de rebarbadoras, para trocar as escovas, é necessário desmontar a caixa.
Mas mesmo que você tenha um moedor no qual as escovas possam ser substituídas sem desmontar, é melhor desmontá-lo para ver em que condição o coletor está.
Processo passo a passo de substituição da escova
Depois que o corpo do moedor for desmontado e o motor elétrico retirado, é necessário realizar uma inspeção visual da fiação quanto a danos, bem como prestar atenção às esteiras.
Os caminhos não devem ser queimados e não deve haver poeira nas lacunas entre eles. Se houver poeira, ela deverá ser removida. Além disso, as faixas não devem ser muito desgastadas. No entanto, a produção mínima é permitida.
Se necessário, as faixas podem ser limpas com lixa fina. Você também precisará inspecionar o interior do moedor. Os fios não devem estar danificados.
Se houver muita poeira acumulada durante a operação da rebarbadora, ela deve ser removida com uma escova e é bom soprar a caixa para dentro.
Se tudo estiver em ordem, resta apenas verificar os rolamentos. Eles devem sentar-se bem. O jogo mínimo é permitido. Depois disso, você pode começar a montar o moedor na ordem inversa e instalar novos pincéis.
Aqui, em princípio, são todas as principais nuances que merecem atenção. Porém, para que o reparo do triturador seja concluído, não será supérfluo também verificar as condições das peças que estão dentro da caixa de engrenagens. Se necessário, substitua a graxa.
Conselhos úteis para reparos não programados
Muitas pessoas se perguntam o que fazer se a loja não encontrar exatamente as mesmas escovas que foram instaladas na rebarbadora. Você pode simplesmente comprar pincéis maiores (uma diferença de 1 mm é normal) e triturá-los no tamanho desejado.
Para executar esta operação com a maior precisão possível, é necessário fazer uma adaptação simples. Em um pedaço de aglomerado, madeira compensada (ou outra superfície plana), use uma fita dupla face para fixar o pincel. Nos cantos, o mestre torce quatro parafusos autorroscantes, recuando seus chapéus 0,5 mm abaixo da superfície da escova.
Nesse caso, os chapéus dos parafusos agem como faróis. Depois disso, com a ajuda de uma barra com lixa, é necessário remover o excesso de grafite. Se você moer o pincel a olho, a superfície poderá ficar irregular, o que é indesejável.
Detalhes sobre como alterar independentemente as escovas gastas nas rebarbadoras podem ser encontrados no vídeo em nosso site.