Se um eixo curto estiver instalado no motor elétrico e precisar ser estendido, mas não houver torno mecânico na oficina, esse problema poderá ser resolvido de outra maneira - usando a furadeira e a retificadora elétricas habituais. Além disso, mesmo uma pessoa inexperiente em mudar de assunto pode lidar facilmente com essa tarefa.
As principais etapas do trabalho
Para começar, na parte final do eixo do motor, estritamente no centro, é necessário fazer um furo com uma broca de 8,5 mm, depois de perfurar o eixo com uma broca de diâmetro menor.
Para fazer isso é muito simples - você precisa segurar a broca em uma chave de fenda ou furadeira, insira-a no centro do eixo, ligue o motor elétrico e, pressionando levemente (mas sem esforços excessivos), passe gradualmente a broca para o eixo a uma profundidade de cerca de 20 mm.
Em seguida, cortamos a linha no buraco com uma torneira. Em seguida, é necessário atarraxar o pino M10 no orifício, pré-lubrificar sua extremidade com epóxi e, em seguida, aparafusar a porca M10 alongada nela, também por confiabilidade, "plantando" a resina epóxi diluída com o endurecedor.
Na próxima etapa do trabalho (depois que o adesivo epóxi secar completamente), é necessário processar a porca - para fazer isso, ligue o motor e use o moedor para dar ao eixo “estendido” o diâmetro desejado.
Resumir
De maneira simples, você pode estender o eixo do motor elétrico em casa, se a oficina não tiver um torno ou se não for possível, por algum motivo, recorrer a um torneiro profissional para obter ajuda. Veja o processo detalhado no vídeo em nosso site.