Besouro de rádio flexível

Pin
Send
Share
Send

Recentemente, um telefone celular antigo inoperante caiu em minhas mãos. Como resultado, foi desmontado para peças. Um trem de uma forma interessante com componentes smd não desapareceu de vista. Como resultado, sem pensar duas vezes, decidi cometer um erro de rádio em uma placa flexível. Eu escolhi o esquema mais simples para o besouro, já que o besouro fazia apenas uma versão de teste.

Um amplificador de microfone com um transistor de baixa potência foi adicionado ao circuito para aumentar a sensibilidade do microfone, mas como foi em vão, uma vez que a diferença com o amplificador e sem ele era desprezível, portanto, para sua consideração, proponho um circuito sem um amplificador de microfone. Este é talvez o mais simples de todos os esquemas conhecidos. O transmissor é fabricado em apenas um transistor da série CT 368. O circuito contém 5 a 6 voltas de fio com diâmetro de 0,7 mm. A antena é um pedaço de fio com um comprimento de 8 a 10 mm (se você aumentar a frequência), o microfone é o mais comum e foi removido do mesmo telefone. Os microfones de eletreto em si já possuem um estágio de amplificador, portanto, podem fornecer sensibilidade de até 5 metros sem um amplificador de microfone adicional.

Após a verificação, o circuito foi transferido para uma placa flexível. O besouro é montado usando componentes smd, mas para iniciantes, aconselho você a usar componentes de rádio comuns para começar. A faixa de tensão de alimentação é de 3 a 9 volts. É muito conveniente alimentar o bug da coroa com uma voltagem de 9 volts. O consumo atual não é superior a 9 mA, ou seja, uma coroa comum dura 3 a 4 dias de operação contínua do bug.

O dispositivo permanece operacional mesmo quando a tensão de alimentação cai para 2 volts. É verdade que o alcance do bug acabou sendo pequeno, apenas 40 metros com visibilidade direta. Travado em um receptor chinês por 150 rublos.

Pin
Send
Share
Send